Traduzi o maravilhoso texto do Jason Fried que fala de algo que é quase um sinônimo de liberdade no mundo corporativo! Leia e me diga se faz sentido! Para mim, faz todo:)
Levou um tempo para eu perceber totalmente o valor de algo que minha empresa conquistou anos atrás e continua a saborear até hoje. É uma das nossas maiores vantagens silenciosas, ponto final.
Não é algo que se ouve muito em círculos de negócios. Na verdade, não me lembro da última vez que ouvi alguém gastar muito tempo falando sobre o assunto, seja em uma conversa, no palco de uma conferência ou atrás de um microfone de podcast.
No entanto, há muitas discussões sobre conquistas nos negócios. Uma empresa pode alcançar ajuste do produto ao mercado, eficiência operacional, influência, metas de receita ou, finalmente — e com sorte — lucratividade.
Mas não estou falando dessas coisas. Essas são as coisas óbvias, os pontos comuns de discussão. E a esses você pode adicionar as métricas de vaidade da conquista — seguidores nas redes sociais, tráfego, visualizações, impressões, taxas de abertura, menções na imprensa, bruto isso ou bruto aquilo.
Tudo isso é o que é, mas não é onde está o ponto.
O que estou falando é de opcionalidade. Alcançar a opcionalidade é onde está o ponto.
Opcionalidade é uma mistura robusta de margem de lucro, tamanho pequeno, independência, atitude e liberdade. Você precisa ter tudo isso para ter opcionalidade.
Se um conselho está dando as ordens, você não tem muita opcionalidade. Se suas margens são finas ou inexistentes, você não tem muita opcionalidade. Se o público possui uma parte, você não tem muita opcionalidade. Se você depende de investimento para pagar as contas, você não tem muita opcionalidade. Se você é grande demais para mudar de direção rapidamente, você não tem muita opcionalidade. E se você tem medo de expressar sua opinião e defender seu ponto de vista, você não tem muita opcionalidade.
Opcionalidade permite que você faça coisas que ninguém daria permissão para fazer. Permite que você escreva um software excelente e o distribua gratuitamente, se assim escolher. Permite que você faça coisas que não fazem sentido no clima atual, mas que farão a longo prazo. Permite que você esteja à frente enquanto o resto eventualmente alcança.
Opcionalidade é êxtase. É improvisar enquanto avança, sem dar desculpas. É mudar de opinião abertamente sem precisar salvar as aparências. Opcionalidade é equanimidade, o equivalente corporativo à iluminação.
Então, empreendedores, larguem as besteiras. Abandonem o crescimento a todo custo. Rejeitem métricas convencionais. Desprezem a aceitação vazia. Em vez disso, busquem a opcionalidade. É liberdade. É poder. É tudo o que você deseja, embrulhado em um único e potente pacote. Persigam-na incansavelmente. E quando a conseguirem, não a soltem.
-Jason