NRF, minha estrada viva

Quando olho para a National Retail Federation hoje, não vejo um evento. Vejo uma estrada. Uma estrada que ampliou minha visão e moldou o profissional e a pessoa que sou.

A NRF é a maior vitrine do varejo mundial. Criada pela National Retail Federation em 1911, virou palco onde ideias ganham voz e futuros começam a nascer. Nem tudo ali se concretiza, mas tudo que se tornou referência no varejo passou por esse palco.

Minha primeira virada

Minha jornada começou ao lado do querido Edmour Saiani , na Ponto de Referência . Eu aprendendo o varejo como cultura e vida. Ele mostrando que a NRF não é passeio, é escola. É realidade pura. É o futuro tentando nascer. Ali percebi que tendência é só a superfície, o que importa é o sentido que aquilo carrega.

A NRF é o futuro do varejo tentando nascer, Fred Alecrim

Meu primeiro grupo, meu primeiro salto

Depois veio meu primeiro grupo com a turma da Fecomércio do Rio Grande do Norte. Meu primeiro voo. Minha primeira missão conduzida com responsabilidade real. Ali compreendi que coordenar não é levar pessoas para ver lojas, é levar pessoas para ver significado. É transformar olhar em insight, insight em decisão e decisão em movimento.

A fase da Brasil varejo

Com a Brasil Varejo (top travelling) e a querida Samanta Pinto , tudo ficou mais intenso. Mais estrutura, mais impacto, mais gente confiando nos meus olhos. As missões ficaram mais profundas e meu olhar, mais treinado.

A frase que virou farol

Mesmo sem minhas anotações de antes de 2010, uma lembrança nunca saiu do meu coração.

2008. Don Tapscott no palco, apresentando Wikinomics, e uma frase que me marcou:

“Uma empresa que não tiver uma comunidade ao seu redor não terá um futuro promissor.”, Don Tapscott

Aquilo virou norte. Hoje vejo o quanto essa frase antecipou minha defesa por propósito, pessoas, ecossistemas e presença humana no varejo.

Meu mapa desde 2010

A partir de 2010, tudo ganhou registro. Cada ano virou capítulo.

2010, redes sociais.

2011, comércio eletrônico.

2012, social commerce e momento zero da verdade.

2013, consumidor pesquisador, integração total e dados.

2014, a primeira onda físico digital.

2015, mobile e novas lógicas de pagamento.

2016, propósito, cultura e atrito zero.

2017, dados e transformação.

2018, startups.

2019, realidade virtual, inteligência artificial, automação.

2020, a loja física como experiência viva.

2021, aceleração digital, consciência humana e logística.

2022, ESG, pessoas e mundos digitais imersivos.

2023, inteligência artificial aplicada, gestão e ecossistemas.

2024, permacrise, dados e cliente guardião.

2025, inteligência artificial, comunidade, autenticidade, adaptação, volta às origens, Lojas.

Agora chegamos a 2026, o ano do next now, na minha visão, o próximo agora. O futuro que não é futuro, é o presente que ainda não sabemos, mas precisamos ver.

Hoje, presença, comunidade e sentido

Depois de tantos anos, chego a este momento dividindo a coordenação dos grupos com meu amigo e parceiro de varejo e de [varejocast] , Caio Camargo Camargo. Dois olhares diferentes, uma mesma paixão: varejo que faz sentido.

Em 2026, estarei na minha décima oitava NRF. Dezoito anos vendo o varejo direto na fonte. Dezoito anos guiando pessoas para enxergar além da vitrine. Ninguém volta igual. Eu também não.

O que me move não são tendências. É gente. É significado. É a sensação de que cada viagem é uma expansão de consciência. Enquanto houver futuro para construir, estarei ali, presente no próximo agora, presente no movimento, presente na vida.

Leve a NRF para sua empresa

E como todo ano eu faço, na volta, tem muitas palestras pós-NRF pelo Brasil. Quer orçar e garantir um início de ano atualizado para direcionar ainda melhor os esforços no seu negócio e do seu time? Clica aqui e pede um orçamento:

E se você quer acompanhar esse movimento conosco, vamos juntos:

Movimento gera Movimento

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